Já está disponível no CEM a mais recente vacina desenvolvida para prevenir a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV). Esta nova vacina foi aprovada pela FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA) em 2014 e está atualmente disponível em muitos países ao redor do mundo.
A vacina nonavalente é projetada para proteger contra nove tipos diferentes de HPV: os tipos 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58. Estes tipos são responsáveis por cerca de 90% dos casos de câncer de colo do útero, bem como para outros tipos de câncer relacionados ao HPV, como cânceres genitais e de boca e garganta.
Essa vacina somente está disponível na rede privada:
O esquema vacinal recomendado é:
De 9 a 14 anos: 02 doses
De 15 a 45 anos: 03 doses
É altamente recomendado que a vacina seja administrada a meninas e meninos na pré-adolescência, antes do início da atividade sexual, pois neste período a vacinação pode evitar até 90% dos casos.
A vacina nonavalente é considerada segura e eficaz na prevenção da infecção pelo HPV e dos tipos de câncer relacionados a ele. A vacina é geralmente bem tolerada, com efeitos colaterais leves, como dor no local da injeção, vermelhidão e inchaço.
É importante lembrar que ela não substitui a realização de exames de rotina para a detecção precoce do câncer do colo do útero e outras doenças relacionadas ao HPV. As mulheres devem continuar fazendo o exame de Papanicolau regularmente, mesmo que tenham sido vacinadas contra o HPV.
Comentários