top of page

IMC e bariátrica: entenda de uma vez por todas essa relação


Questão, que ainda é motivo de muitas dúvidas, leva os pacientes a questionarem se “com seu IMC podem realizar a cirurgia bariátrica”.


Você sabia que a obesidade é um fator de risco para diversas outras doenças, inclusive para a Covid-19?


Além do IMC, fatores como as muitas comorbidades, estado de saúde geral, histórico familiar, aspectos psicossociais subsidiam o prognóstico médico e ajudam a determinar se um paciente está ou não apto à bariátrica. Essa questão ainda é motivo de muitas dúvidas. Os pacientes sempre perguntam “com o meu IMC ou peso posso realizar a cirurgia bariátrica?”. A resposta, embora simples, pode ser mais ampla do que apenas dizer que, com IMC igual ou superior a 35, o paciente já tem essa indicação.


Isso se deve a muitos fatores, pois a obesidade é uma doença que pode gerar diversos males à saúde, e mais do que o IMC deve ser considerado para a decisão de se submeter à redução de estômago. Antes, porém, cabe fazer entender de uma vez por todas o que é o IMC, como calculá-lo e quais condições ponderar junto ao médico antes de optar por esse tratamento.


Neste post, eu não falo apenas o que significa o IMC, pois isso as ferramentas de busca podem explicar. Meu intuito aqui é abordar a importância de calcular esse índice e outros aspectos relacionados ao tema.



Afinal, por que devo calcular meu IMC?


O índice de massa corporal é a relação entre o peso e a altura de um indivíduo. O cálculo é feito dividindo-se o peso em quilos, pela altura ao quadrado. Ou seja, multiplicando a altura por ela mesma (1,80 m × 1,80 m = 3,24) e, após, dividir o peso em quilos pelo resultado da multiplicação anterior: 80 kg/3,24. 24,69 é o IMC de uma pessoa com altura de 1,80 m e 80 kg.


Entre 18,5 e 24,9 é considerado um IMC adequado. Isso significa que, para sua altura, o indivíduo está com um peso adequado. Valores abaixo de 18,5 determinam baixo peso e, acima de 24,9, sobrepeso e graus progressivos de obesidade. Visto isso, é possível entender que o IMC não é apenas um número que define se uma pessoa pode ou não fazer cirurgia bariátrica, ele é um alerta de algo está fora do normal e merece atenção.


Estar tanto abaixo do peso ideal, quanto acima, pode causar inúmeros problemas à saúde e providências devem ser tomadas.


Além disso, controlar o IMC contribui para as políticas públicas de saúde. Com base nos dados da obesidade, os governos e autoridades podem planejar ações de prevenção e atenção a essa morbidade.



Com IMC 35 tenho indicação para bariátrica. Sou obrigado/a fazer a cirurgia?


As diferentes técnicas de redução de estômago são tratamentos que ajudam a reduzir o peso e combater a obesidade. Com a perda de peso o paciente pode ter melhoras significativas em outras doenças como hipertensão arterial, diabete, problemas cardiovasculares e outras patologias associadas ao excesso de peso.


Nesse caso, o paciente é indicado, o que não significa que seja obrigado a realizar o procedimento. Contudo, ratifico as tantas mudanças de hábitos e estilo de vida a que essa pessoa deve se submeter, para perder peso e evitar o reganho. Há indivíduos que desejam fazer um PROCEDIMENTO INVASIVO (a redução de estômago) mesmo com IMC inferior a 35, o que é possível, mediante uma técnica não cirúrgica, como o balão intragástrico.


Vale lembrar que independente da técnica, a redução de estômago não é uma solução eterna. Ou seja, se não mantiver os cuidados após o procedimento, ou não seguir a risca o tratamento e motivação, o paciente pode voltar a engordar.


Por fim, não é apenas o IMC que indica se um paciente está apto a realizar cirurgia bariátrica. Outros fatores como as comorbidades, estado de saúde geral, histórico familiar, aspectos psicossociais também agregam indícios para o prognóstico.


Consultar um médico de referência e realizar todas as investigações requisitadas é fundamental para determinar se você pode (ou deve) ou não se submeter a algum tipo de procedimento para redução de estômago.


Tenho certeza de que agora, você já está com seu IMC em mãos. Acertei? Então aproveita para agendar sua consulta com o Dr. Giuliano Cigerza e dar o primeiro passo para sua nova vida! Clique aqui no botão do WhatsApp e agende sua consulta!

Comments


bottom of page